Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Gruiformes
Família: Rallidae
 Rafinesque, 1815
Espécie: A. concolor

Nome Científico

Amaurolimnas concolor
(Gosse, 1847)

Nome em Inglês

Uniform Crake


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Saracura-lisa

A saracura-lisa é uma ave gruiforme da família Rallidae. Também é conhecida como saracurinha-da-mata.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) a + mávro = negro/preto; e limni = do lago; e do (latim) concolor = com uma única cor, colorido uniforme, liso. ⇒ (Ave) negra uniforme de lagos ou (ave) do pântano lisa.

Características

Mede cerca de 24 centímetros.

Apresenta a plumagem castanha em dois tons, sendo mais escura no dorso e alto da cabeça, e mais avermelhada no ventre, peito e garganta. Sua plumagem pode apresentar uma leve iridescência opaca em certos ângulos. Possui os olhos vermelhos escarlate, bico amarelo pálido esverdeado e patas vermelhas.

Vocaliza pouco durante o dia, passando muitas vezes despercebida. Ave pouco arisca mas de difícil visualização, passa boa parte do tempo escondida entre emaranhados de galhos e raízes do sub bosque sombrio de seu habitat.

Os filhotes nascem com a coloração totalmente preta e vão perdendo essa característica com a idade. Os jovens tem coloração semelhante ao dos adultos, mas apresentam bico, olhos e patas escuros.

Apresenta três subespécies: A.concolor concolor (subespécie nominal já extinta. Ocorria na Jamaica);

A.concolor guatemalensis (subespécie ocorrendo do Sul do México ao Equador);

A.concolor castaneus (subespécie que ocorre da Venezuela às Guianas, Brasil, Peru e Bolívia)

ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL

Vocalização

Vocaliza pouco, quase sempre em dueto ou em grupo e durante os horários da alvorada e crepúsculo. O canto constitui de uma série de notas de timbre aflautado, levemente crescente e em compasso lento. Podem haver diferenças no timbre e no andamento das notas conforme o momento (estresse, display, etc). Emite um discreto alarme “beep” quando assustada, e os filhotes vocalizam um chamado agudo e em tom decrescente.

canto de indivíduo sozinho
WA1438316
canto em dueto
WA734161
canto com modulação diferente
WA3904733
chamados de jovem
WA480453
alerta emitido quando assustada
WA2127978

Alimentação

Tem hábito de enfiar seu bico no solo úmido em busca de invertebrados (minhocas, larvas, insetos, etc), esta ação costuma deixar seu bico sujo com lama. Também captura pequenos vertebrados como anfíbios e lagartos.

Possivelmente pode se alimentar de outros pequenos animais como peixinhos, girinos, ninfas de libélula ou ovos de moluscos.

Reprodução

Constrói seu ninho em forma de taça a 1 metro de altura do solo em meio à vegetação densa, chocando 4 ovos creme, manchados de marrom e tons purpúreos. Os filhotes possuem coloração preta levemente acinzentada.

Não se sabe se o casal permanece unido durante o ano todo, pois podem ser vistos dormindo juntos no mesmo poleiro ou mesmo forrageando próximos durante o dia.

Hábitos

É uma espécie típica de ambientes florestais úmidos, quase sempre associada à presença de emaranhados de cipós e solo encharcado. Bastante comum nas cidades litorâneas devido a maior presença de ambientes paludosos nestes locais (especialmente São Paulo e Rio de Janeiro).

Caminha silenciosamente pelo solo lamacento e alagável, onde pode passar despercebida devido a camuflagem de sua plumagem com a cor do ambiente. Também escala galhos e raízes sem dificuldades.

Devido seus hábitos crepusculares, esta ave se torna mais fácil de ser observada assim que nasce o sol ou antes do mesmo se pôr, se tornando quase totalmente silenciosa e arisca ao longo do dia.

Costuma usar o mesmo poleiro ou a mesma área como dormitório, sendo frequentes os encontros noturnos com esta ave nestes locais. Vocaliza quase sempre no mesmo horário aos finais de tarde pouco antes de escurecer ou logo no início da manhã. Durante o dia vocaliza muito pouco, entretanto é bastante responsiva ao uso do playback.

Distribuição Geográfica

Ocorre do México ao sudeste do Brasil, tendo algumas populações aparentemente isoladas. A subespécie nominal (Amaurolimnas concolor concolor) ocorria na Jamaica, mas foi extinta.

Referências

Galeria de Fotos